sábado, 7 de maio de 2011

pós reforma protestante: A igreja e o mundanismo




Alguns séculos mais tarde após a reforma protestante (século XVI). Ocorreu o mesmo que se deu a igreja primitiva (século III), quando esta, se aliou a Roma. Decadência e trevas morais!

A igreja agora reformada demorou um pouco mais do que sua antecessora para cair em desgraça.

 A igreja da reforma, só se manteve mais tempo de pé,(em relação as observâncias bíblica) porque esteve longe da prostituição espiritual chamada de idolatria e por isso demorou tanto pra chegar ao nível de decadência e vergonha moral da qual se vê nos nossos dias. OBS: ( me refiro as lideranças e não o bom povo que lhes é negado o direito do ensino da palavra ).

A igreja novamente distanciou-se dos seus objetivos e ensinos deixados por Cristo e seus apóstolos (At 2:41-47), para novamente dar lugar a ensinamentos e doutrinas de homens adaptados aos seus próprios interesses.

A igreja primitiva como está registrado nos textos de Atos dos Apóstolos, teve seu início de maneira surpreendente e poderosa na vida dos irmãos do passado At 2: 43; o que não se nota nos dias de hoje!

A liturgia dos cultos

“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1)

A forma de culto que devotamos a Deus e que nos foi ensinados, está de maneira totalmente oposta à palavra.
Se observar-mos a disposição dos cultos em nossas igrejas tudo é feito de maneira a beneficio de nossas conveniências; o culto é feito por nós e para nós, de maneira litúrgica e não bíblica.
Vejamos o que esta em Rm 10:2. “ Tem zelo de Deus, mas não com entendimento”. É isto que esta acontecendo em nossas igrejas hoje
A palavra liturgia (do grego λειτουργία, "serviço" ou "trabalho público") compreende uma celebração religiosa pré-definida, de acordo com as tradições de uma religião em particular; pode incluir ou referir-se a um ritual formal e elaborado (como a Missa Católica) ou uma atividade diária como as salats muçulmanas[1]
A liturgia é considerada por várias denominações cristãs, nomeadamente o Catolicismo, a Igreja Ortodoxa e alguns ramos (Igrejas Altas) do Anglicanismo e do Luteranismo, como um ofício ou serviço indispensável e obrigatório. Isto porque estas Igrejas cristãs prestam essencialmente o seu culto de adoração a Deus (a teolatria) através da liturgia. Para elas, a liturgia tornou-se, em suma, no seu culto oficial e público.
Fonte Wikipédia

Estamos tão acostumados a essa metodologia de culto que não aceitamos quando alguém tenta nos mostrar o que está errado.

A forma que conhecemos de culto, é a forma que nos foi passada pelos pais da reforma; e o culto que eles conheciam era a que eles estavam acostumados. Ou seja! A liturgia das missas. Portanto a forma de adoração a Deus é bem diferente deste ritualismo previsível que estamos acostumados.
Veja João 4: 19-24 examinem!

Nos dias atuais o sincretismo que tem invadido as igrejas tem tornado o culto que deveria ser a Deus num ritual pagão. É só observar os cultos afros (macumba) e veremos que o ritual as danças, e as vestimentas usadas são bem parecidos, só mudou o nome para (igreja) evangélica.

Agora veja a diferença:


42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir
do pão e nas orações.
43 Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos
pelos apóstolos.

  • 44 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.
45 E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo
 a necessidade de cada um.
46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão
em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,
47 louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo.
E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.

At. 2: 42-47.

O partir do "pão" não era só na hora da ceia não. Eles viviam como uma família! "Perseverando todos os dias unânimes no templo": É no sentido de dar testemunho para tirar os seus irmãos judeus que estavam na lei. E transporta - los para graça de Cristo.


por: Mauricio dos Santos
vosso irmão pelos laços do calvário!