segunda-feira, 21 de março de 2011

Os dias que antecederam a reforma


"Tu es Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja"Mt 16:18.


Analisando as narrativas do livro de "Atos dos apóstolos", podemos ter uma idéia do verdadeiro conceito do que é realmente igreja. A que foi fundada pelos pais da igreja primitiva.
















Observando as palavras do Senhor Jesus, entendemos que a igreja é edificada por Ele, tendo como material (tijolo) de sua construção o pescador chamado Pedro v-18.

A igreja era edificada ao longo dos tempos pelos que iam sendo salvos pela graça de Cristo At 2:47.
A matéria prima utilizada por Cristo eram as vidas dos novos salvos que eram acrescentadas a cada dia a igreja v-47.

A base de sustentação (alicerce) desta igreja, era a doutrina dos apóstolos Ef 2:20.
E sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche tudo em todos Ef 1:22,23.
"A igreja que conhecemos hoje, totalmente institúcionalizada, esta bem diferente do modelo do passado". Por isso distante da essência deixada por Cristo e seus apóstolos. 
 No contexto bíblico, o termo igreja pode designar reunião de pessoas, sem estar necessariamente associado a uma edificação ou a uma doutrina específica.

Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.
No texto bíblico, no "Novo Testamento", a palavra Igreja aparece por diversas vezes, sendo utilizada como referência a um agrupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda comunidade cristã em algun momento.
fonte: Wikipédia 
"Não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus?" 1 Co 6: 19.
O templo e as sinagogas eram freqüentados pelos discípulos, no intuito de se pregar a palavra, não no sentido de culto. Examinem por si mesmos:  E, perseverando unânimes,(no sentido de lutarem juntos) no templo,  e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração At 2:46; E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo At 5: 42; vejam também At 17: 23.
Amados. Quando não entendemos o texto, todo o contexto vira pretexto para a heresia.
O que quero esclarecer é que: Quando não compreendendo, a palavra; somos facílmente enganados, pelo arque inimigo de nossas almas, pois ele é mentiroso Jo 8:44b.
Outra questão que quero apontar: 
Quando pensamos na palavra igreja; pensamos logo, naquele lugar onde tem uma placa com o título igreja evangélica tal, tal; e nos vem logo na mente a figura do pastor, e do púlpito, e dos bancos para as pessoas assistirem o culto, lembramos também dos dízimos e das ofertas. O problema é que quando assim pensamos adulteramos toda a palavra de Deus, com este erro preocupante, e que o não esclarecimento do mesmo, só interessa ao diabo. Amados, o assunto em questão é de suma importância, para elucidação; pois temos sido alvo de um plano muito bem arquitetado pelo malígno, que tem disfocado de nossos entendimentos o verdadeiro significado da igreja. igreja no contexto da palavra, são vidas e não construções. A verdade é que o inimigo tem adulterado este ensino por que não quer que você se importe com a vida, do seu próximo, o que esta do seu lado no banco da igreja. O pastor não conhece aquele irmão ou irmã e não sabe nada de suas vidas, porque não se importa, com as ovelhas do Senhor Jesus.
É claro que existem exceções. Conheço homens de Deus e que amam suas ovelhas cujo objetivo é levá - las para o céu. Assim como tive o desprazer de conhecer mercenários como disse Jesus (Jo 10.1).
 “Ai dos pastores que apascentam a si mesmos” Ez 34:2.
Nós somos a igreja, e Cristo o cabeça Ef 1:22,23.
Assim como nos dias que antecederam a reforma (século XVI); temos vivido hoje um perigoso período de trevas espirituais. A liturgia nos cultos continua a mesma, mantida por Lutero, pois era o único modelo que conhecia.
Temos que nos libertar deste sistema implantado pelos pais da igreja romana, que instituiu o paganismo no seio da igreja e que distorceu todo o  texto e contexto no que diz respeito ao culto, adoração e ensino da palavra. Desafio todos, a estudarem: Atos, Romanos, 1e 2  de Coríntios, e depois compararem com a igreja atual. A igreja que surgiu da reforma ainda esta longe de ser modelo da igreja do passado. A igreja que Cristo virá resgatar é a que Ele comprou com seu sangue na cruz. É esta igreja que o diabo não quer que sejamos, pois o dia que nos tornarmos esta igreja as portas do inferno não prevaleceram contra ela! 
Temos visto o mesmo tipo de paganismo, idolatria, falta de amor no meio do povo que se diz, ser discípulos de Cristo Jo 15:8.
A palavra de Cristo é a nossa rocha Mt 7:24-27.
 Jesus nos deu em seus ensinamentos, os pilares de sustentação da igreja, que tem por regra de conduta o amor ao próximo.
"O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" Jo 15:12.
"O meu povo perece, porque lhe falta o entendimento" Os 4:6. 

Muitos tem sidos enganados  por estes pastores que tendo o conhecimento da verdade, seguem com seus lucros, não querem deixar de enganar por que são obreiros fraudulentos 2 Co 11:13-15.

Jesus censurou os líderes(pastores) religiosos de sua época
Jesus nos ensina a não proceder como os escribas e fariseus(pastores) Mateus 23.
Tudo o que fazem é afim de serem vistos pelos homens vs-5.
Amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras vs-6.
Amam as saudações nas praças e o serem chamados rabi(mestre) pelos homens vs-7. 
Vós, não sereis chamados rabi, pois um só é o vosso Mestre, e vóis todos sois irmãos vs-8.
A ninguém na terra chameis vosso pai vs-9
Nem sereis chamados mestres, pois um só é o vosso Mestre, o Cristo vs-10. 
Jesus disse que: O maior dentre vos será vosso servo vs-11. 
Em 1 Ts 5, encontramos um conselho:
 Agora vos rogamos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós, e os que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam.
Tratai-os com grande estima e amor, por causa da sua obra 1 Ts 5:12,13.

É preciso distinguir, os que são chamados pra servir e os que querem governar e enriquecer as custas do povo de Deus.
Esta é a verdade que não querem ensinar, pois se assim fizerem seus negócios vão de água a baixo!
Um forte abraço.


por: Maurício dos Santos
vosso irmão pelos laços do calvário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo conteúdo deste blog é para edificação,reflexão e estudo da palavra de Deus. Fica portanto meu convite,a estarem a vontade para deixar comentários e opiniões, desde que seja com conteúdo bíblico trazendo provas,dentro do texto e contexto da Palavra de Deus. para glorificação e exaltação do nome de Jesus.
Desde já agradeço a compreensão e colaboração de todos os amados irmãos.
A paz de Cristo!